Perguntas Frequentes
Perguntas que recebemos frequentemente de nossos novos pacientes.
O que tratamos?
Aqui na Atlas Quiropraxia cada paciente é único e tratamos com a maior atenção para solucionar seus problemas. Se você foi diagnosticado com abaulamento discal, síndrome do túnel do carpo, síndrome de meniére, neuralgia do trigêmeo, cefaléia tensional, protusão discal ou compressão do saco dural, estes são algumas das queixas que tratamos.
Como eu consigo mais informação sobre o procedimento?
A melhor forma para você conseguir um pronto atendimento e entender completamente o seu tratamento é através do contato conosco no WhatsApp ou por ligação no telefone (11) 99389-5055. Clique aqui para ser direcionado ao WhatsApp.
O que é a Quiropraxia?
Quiropraxia é uma profissão de origem americana (1895) com o objetivo de diagnóstico e correção de uma disfunção na coluna chamada de subluxação vertebral (CID M99.1). Ela é estabelecida pela Organização Mundial da Saúde como uma formação de nível superior, de atendimento primário e independente da medicina, ou fisioterapia. No Brasil a primeira turma se formou em 2005.
O que é o Atlas Orthogonal?
Atlas Orthogonal é uma especialidade da Quiropraxia. A vértebra Atlas, também conhecida como C1, é a vértebra da coluna que sustenta a cabeça. Ortogonal significa 90 graus e neste caso está especificamente relacionado com a posição relativa do Atlas em conjunto com a cabeça e o resto da coluna cervical. O Atlas sustenta o peso da cabeça de forma mais eficiente na posição ortogonal, ou neutra.
O que esperar na primeira consulta?
A avaliação é o primeiro passo. Diferente de muitas modalidades, o procedimento não é indicado para todos os casos. Na primeira consulta é obtido o histórico do paciente, característica e duração dos sintomas, histórico de trauma físico que possa ter iniciado o problema, etc. Em seguida são feitos testes para detectar a subluxação (desalinhamento) do Atlas e, caso positivo, encaminhado para realizar uma tomografia 3D. Pacientes que não precisam do tratamento podem ser encaminhados/indicados para outra especialidade.
Quais os principais sinais/sintomas da subluxação (desalinhamento) do Atlas?
As principais indicações são: dores de cabeça/enxaqueca, desequilíbrio/vertigem, disfunção temporomandibular, neuralgia do trigêmeo, torcicolo/dores cervicais, hérnia de disco, ombro congelado (capsulite adesiva), formigamento na mão (parestesia), compressão de raiz nervosa, dor lombar, ciática, escoliose.
O procedimento é dolorido?
Não, o instrumento utilizado para realizar a correção é seguro e indolor, não envolve nenhum movimento brusco de torção/manipulação da coluna. A correção é tão sutil que a maioria acha difícil de acreditar que qualquer coisa tenha acontecido, no entanto os resultados são rápidos e duradouros.
Quantas consultas são necessárias?
Na fase inicial de estabilização (primeiro mês) a maioria dos casos necessita de uma frequência semanal. O objetivo é que a correção segure pelo maior tempo possível. Pacientes estáveis podem permanecer em alinhamento durante meses ou anos.